Regras, Medidas e Especificações no Tênis de Mesa
23:23:00
Federação
Alagoana de Tênis de Mesa – FATM
0 1.
Histórico
da Federação
0 2.
Corpo
Diretor
0 3. Regras do Esporte
A MESA
Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de
altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo
um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha
branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é
dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura, no
sentido do comprimento.
A REDE
A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
A BOLA
Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm.
Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm.
A RAQUETE
A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e
constituída de madeira natural em 85% do material.
O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
Não é permitido jogar com o lado de madeira. Três são as empunhaduras usuais no tênis de mesa: Clássica, Caneta e Classineta.
O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
Não é permitido jogar com o lado de madeira. Três são as empunhaduras usuais no tênis de mesa: Clássica, Caneta e Classineta.
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).
UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequência.
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.
JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
VESTIMENTA
Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).
UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequência.
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.
JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
VESTIMENTA
Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.
04. Estrutura do CT (o que se deve mencionar e dar destaque);
05. Programas especiais de
treinamento (Ex. Crianças, melhor idade, etc...);
06.
Benefícios da prática do esporte;
O Tênis de mesa é
uma modalidade esportiva que proporciona inúmeros benefícios aos seus
praticantes. É considerado um dos esportes mais completos por desenvolver
fortemente a capacidade física e mental dos seus atletas.
Também possui um aspecto social relevante, porque apesar de ser um
esporte individual, o trabalho coletivo durante os treinos e competiçõesé
essencial a evolução do atleta. O Tênis de mesa tambémé muito importante na
formação do individuo perante a sociedade, pois possui em sua essência aspectos
de disciplina, respeito, colaboração, companheirismo e principalmente ética,
essenciais ao desenvolvimento das crianças e dos jovens.
Benefícios físicos
- Coordenação
motora
- Força
- Resistência
- Velocidade
- Queima calórica
- Esporte com poucos traumas, pois não possui contatos físicos.
- Força
- Resistência
- Velocidade
- Queima calórica
- Esporte com poucos traumas, pois não possui contatos físicos.
Benefícios mentais
- Capacidade de
concentração
- Velocidade de raciocínio
- Reflexo apurado
- Controle emocional
- Exercita os nervos do cérebro (Cientificamente comprovado)
- Velocidade de raciocínio
- Reflexo apurado
- Controle emocional
- Exercita os nervos do cérebro (Cientificamente comprovado)
Benefícios sociais
- Possibilidade de
se praticar em família (Todas as idades)
- Relacionamento interpessoal
- Trabalho em equipe
- Vivência em coletividade
- Melhora do desempenho escolar
- Melhora nas atividades profissionais
- Relacionamento interpessoal
- Trabalho em equipe
- Vivência em coletividade
- Melhora do desempenho escolar
- Melhora nas atividades profissionais
07. Estatuto da Federação
08.
Curiosidades do Esporte
O TÊNIS DE MESA NO BRASIL
Os iniciantes da prática do esporte no Brasil
eram turistas ingleses, que mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo no
País. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do
tênis de mesa no País, pois até então este era praticado somente em clube e
residências sem intuito de promover competições.
Naquele ano foi disputado o primeiro
campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se campeão o Vitória
Ideal Clube. Durante vários anos o esporte seguiu sendo praticado mas sem que
existisse algo consolidado e melhor difundido. Já próximo da década de 50
alguns atletas cariocas e paulistas foram responsáveis por levaram a
oficialização do Tênis de Mesa através da CBD( Confederação Brasileira de
Desporto).
VOCÊ SABIA?
·
Que o Tênis de Mesa está entre os esportes mais
praticados pelos brasileiros, perdendo apenas para o Futebol e o Vôlei?
·
Que o Tênis de Mesa exige do atleta o 61% de
raciocínio e 39% de condicionamento físico. E que só perde para o Xadrez no
quesito raciocínio
·
Que a velocidade alcançada após uma cortada de
um atleta adulto geralmente supera a 200km por hora?
·
Que o Tênis de Mesa é o segundo esporte com a maior
complexidade de movimentos?
·
Que o atleta de Tênis de Mesa tem 1/5 de segundo
para rebater a bola e se posicionar novamente para rebater outra?
·
Que o Tênis de Mesa é um esporte que não requer biótipo
específico. O atleta pode adaptar seu físico às diversas maneiras com que se
disputa a modalidade, de forma altamente competitiva?
Curiosidades
Quando as raquetes não eram regulamentadas pela ITTF, todos os tipos de
materiais eram usados. Entre os mais estranhos estavam: esponjas com espessuras
de 5 polegadas, pura madeira e lixa.
A marca pingue-pongue foi registrada por Parker Brothers, que exigiu uma
soma enorme de dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos -
USATT, para os direitos daquela marca. Em resposta a comunidade deu para o
esporte seu próprio nome: tênis de mesa.
Jogadores de alto nível podem fazer jogadas com giros de até 9000
rotações por minuto.
As bolas de tênis de mesa não são totalmente vazias. Elas são
pressurizadas com gás.
Existem mais de 30 companhias de tênis de mesa ao redor do mundo,
produzindo desde raquetes até uniformes para treinamento.
Certos governos, como a Suécia e China, pagam os jogadores de nível,
somente para treinar e jogar pelo país.
A Europa se destaca com as diversas ligas existentes. Essas ligas são
compostas por diversos jogadores estrangeiros dos mais variados continentes.
Na China, a maioria das crianças é avaliada muito cedo para ver tem
habilidades e talento para esportes como ginástica e tênis de mesa. Caso sejam
consideradas talentos, elas recebem treinamento rigoroso desde cedo na área de
maior potencial.
A velocidade alcançada após uma cortada de um atleta adulto no Tênis de
Mesa, geralmente supera a velocidade de 200km por hora. Tal situação ainda é
mais complicada para quem tem que defender o golpe, pois o tempo de reação
(milésimos de segundo) e a distância percorrida pela bola - inferior a 3
metros, na maioria das vezes - são muito curtos.
O Tênis de Mesa é um esporte que não requer biótipo específico.
Diferente de várias modalidades como Vôlei, Natação, Tênis e Basquete, cujos
atletas, via de regra, são obrigatoriamente muito altos, encontramos no Tênis
de Mesa os mais diversos tipos físicos entre os melhores atletas do mundo.
Dentro os grandes atletas do passado e da atualidade, podemos citar algunsque
chegaram a um altíssimo nível, tais como a chinesa Deng Yaping, seguramente uma
das melhores jogadoras de todos os tempos, que mede pouco mais de 1,50m. O
chinês Liu Guoliang, mede cerca de 1,70m, ao passo que atletas como Vladimir
Samsonov, da Bielorússia, tem quase 2,00m.O tamanho e o tipo de seus corpos não
influenciam diretamente nos resultados obtidos, pois o Tênis de Mesa é um
esporte que permite ao jogador adaptar seu físico às diversas maneiras com que
se pode disputar a modalidade de forma altamente competitiva.
O Tênis de Mesa é um esporte que
surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na
primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um
dos esportes mais populares do mundo.
1 comentários
É fascinante. Um esporte que exige muita concentração,coordenação e agilidade.
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