História

História do Tênis de Mesa em Alagoas

Em 1988 o Tênis de Mesa tornou-se esporte olímpico, nesta época a UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco sediava um evento de Tênis de Mesa, o Baiano Paulo Cruz que morava em Maceió, procurou a equipe da Bahia composta pelos atletas Marcelo Piton, Luiz Carlos e José Renato convidando para fazer intercâmbio em Maceió com a equipe da CINAL, onde Francisco T. Nonaka era Presidente, através deste intercâmbio houve um curso e um torneio no Jaraguá Tênis Clube com Luiz Carlos e Marcelo Piton da Bahia contra Francisco Nonaka,  Paulo Cruz e Silvio Nonaka da CINAL – Companhia Industrial de Alagoas.  A modalidade iniciou em 1º de novembro de 1989 no Jaraguá Tênis Clube através do Presidente na época Sr. Francisco T. Nonaka que convidou o Sr. Luiz Carlos atleta de Tênis de Mesa na Bahia para trabalhar em Maceió na empresa que o mesmo era Presidente a CINAL, começou atividade da Federação Alagoana de Tênis de Mesa e a prática esportiva em Alagoas, o técnico montou uma escolinha,  os primeiros alunos Francisco Nonaka, Silvio  Nonaka, Francisco filho do Nonaka, Paulo Cruz e Aydano Ferraz. Com o passar dos tempos foram surgindo novos atletas interessados em aprender as técnicas do esporte,  o Luiz Carlos passava conhecimentos aos novos adeptos, à representatividade estava se formando.
   
Após alguns anos de treinamentos foram surgindo atletas destacando-se em competições estaduais e interestaduais no masculino e feminino, citamos alguns atletas da época Josean Barros trouxe José Américo, no grupo de medicina trazido pelo Aydano o Bruno Queiroga, Hugo, Vanessa Pedrosa depois surgiram Moema Jatobá, Marcos Jatobá, Marcelo Jatobá montando uma equipe infantil e juvenil conquistando o campeonato norte nordeste de Tênis de Mesa. No final de 1993 através do Luiz Carlos chega a Maceió um novo reforço para dinamizar  o esporte em Alagoas Flávio Seixas, atleta campeão baiano e técnico em Salvador. Em 1994 através de seus representantes Jaraguá Tênis Clube , Iate Clube Pajussara, Clube Fênix Alagoana, Luiz Carlos de Oliveira Santos,  Flávio Seixas, Paulo Cruz com apoio fundamental na época do Dr. Paulo Roberto de Oliveira Lima decidiram fundar a FATM - Federação Alagoana de Tênis de Mesa com a colaboração de todos, elaboraram reuniões,  estatuto, regulamentos o  Sr. Luiz Carlos foi eleito presidente da FATM.  Houve um investimento na área técnica com a chegada do atleta e técnico Flávio Seixas em 1994 fortalecendo a equipe que nesta época o Sr. Francisco T. Nonaka havia se afastado das Mesas consolidando suporte logístico e orientações, os treinos continuaram no Jaraguá Tênis Clube iniciava uma nova escolinha no Iate Clube Pajussara através do Presidente José Moacyr Sousa foi uma época de expansão, crescimento e resultados positivos nos eventos organizados pela CBTM Confederação Brasileira de Tênis de Mesa a FATM já tinha sido filiada, começaram organização sediando eventos nacionais em Maceió. Surgiram as Clínicas de Tênis de Mesa em São Paulo a partir de 1996 o técnico Flávio Seixas aprofundou seus conhecimentos na modalidade, aconteceram várias clínicas de aperfeiçoamento das técnicas, táticas e psicologia.

Após 11 anos de dedicação ao Tênis de Mesa em Alagoas e um grande legado deixado aos praticantes, títulos e um grande convívio no meio esportivo, Presidente Luiz Carlos de O. Santos se despedia de Maceió voltando para Salvador em 2000 e realizando um sonho morar na Europa, a FATM teve uma grande baixa tendo que recomeçar todo trabalho e investimento para suprir as condições de treinamentos que necessitavam os atletas na prática da modalidade, tínhamos  apoio dos Clubes filiados e atletas, iniciamos uma parceria junto com a CBTM Confederação Brasileira de Tênis de Mesa através do Presidente Sr. Alaor Gaspar P. de Azevedo trazendo 08 Mesas novas e realizando duas etapas da Copa Brasil em Maceió em 2001, fato inédito no Brasil, esse acontecimento alavancou os trabalhos  internos da FATM voltando a respirar motivação e estabilidade trabalhando a renovação dos atletas e aproveitando os antigos com suas experiências.

Após a fundação da FATM em cartório em 1994, o Tênis de Mesa em Alagoas resiste bravamente diante de diversas fases entre altos e baixos, realizamos eventos locais campeonatos  alagoano, 15 anos de shopping Iguatemi, jogos internos em Colégios particulares,  JEAL, Jogos nacionais dos Magistrados, Jogos nacional TRT, Jogos nacionais da PRF , Jogos Nacionais do SESI, Jogos nacionais da AABB, Jogos nacionais da Caixa E. Federa Jogos da Petrobras, interestaduais  BALSE hoje Copa Maceió e vários anos etapas da Copa Brasil em Maceió, Curso de capacitação em Arbitragem, Clínicas Técnicas Capital e Interior, atletas convocados para seleção brasileira,  após 22 anos de existência em 2015, um sonho realizado foi inaugurado em abril de 2015 o CT Francisco Nonaka, um Centro de Treinamento de excelência construído com a contribuição financeira dos atletas locais e contribuição trabalho na construção, Presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa, Francisco Nonaka, Abys  Calçados com apoio  logístico do Jaraguá Tênis Clube e fundamental apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa através do presidente Alaor Gaspar P. de Azevedo que abraçou o projeto contribuindo financeiramente e com materiais 05 Mesas Thibar, redes e Pisos de borracha produtos importados utilizados em campeonatos mundiais. Estamos evoluindo sempre, nossos atletas estão representando nosso Estado com competência através de resultados subindo aos pódios nacionais, mesatenistas campeões brasileiros e campeões internacionais, agradecemos a todos que creditaram e acreditam em nosso trabalho. Devemos toda gratidão ao Francisco Nonaka pelo início desta história e mais uma vez o Tênis de Mesa alagoano inaugura uma nova conquista o site da FATM, com a colaboração do Francisco Nonaka que apesar de afastado um tempo, sempre colabora em pró do crescimento do Tênis de Mesa.



Local

Curta-nos no Facebook

Dias de Funcionamento

Segunda à Quinta das 19:30 às 22:00 h - Noite

Terça e Quinta 7:00 às 9:00 h - Manhã

Segunda e Quinta 14:00 às 15:00 h - Tarde

Os horários manhã e tarde ficam a combinar a disponibilidade.